Princípios

Etosp > Princípios

“Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada

por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar

de um diminuto broto a partir do bulbo.

Durante 5 anos, todo crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu.

Mas… uma maciça e fibrosa estrutura de raiz

 que se estende vertical e horizontalmente

pela terra  está sendo construída.

Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce

até atingir a altura de 25 metros.”

MISSÃO 

Firmar a Medicina Tradicional Chinesa e as Terapias Complementares

como técnicas reconhecidas e respeitadas,

promovendo conhecimento e saúde ao alcance de todos.

 

 

Para isso, seguimos o propósito de formar profissionais qualificados e capacitados, através da constante atualização dos cursos, qualidade de ensino e ênfase no treinamento prático, que possam atuar em consonância com os paradigmas atuais que orientam a oferta dos serviços específicos da área da Saúde.

 

Através dos nossos atendimentos, priorizar a manutenção da Saúde, o tratamento das doenças, a reintegração do paciente ao seu meio, privilegiando-se a Reabilitação. Dar à Saúde, a ideia de condição de cidadania, que assegure mais e melhores anos à vida, apontando para certas especificidades, como compromissos com uma concepção ampliada que transcenda seus campos de prática.

 

Reconhecer a integralidade como princípio ou diretriz que contemple as dimensões biológicas do processo saúde/doença, mediante a recuperação, reabilitação e proteção do ser humano. Oferecer uma nova visão de qualidade em Saúde, incluindo a humanização do cuidado na relação cliente/paciente, tendo sempre em mente a Ética Profissional. Esses profissionais deverão colocar, prioritariamente, a ciência, a tecnologia e a ética a serviço da vida.

 

A Escola é, antes de tudo, o espaço para inovar e pesquisar; é nela que o educando encontra espaço e tempo para aprender, tentar, experimentar, correr riscos, buscar tempo para criar, renovar e desenvolver uma formação para a cidadania e para uma intervenção consciente no mundo do trabalho.

VISÃO

Tornar-se uma das maiores e mais conceituadas instituições

de ensino e pesquisa em

Medicina Tradicional Chinesa e Terapias Complementares.

Tal qual o broto do bambu chinês leva anos criando e fortalecendo suas raízes para então almejar o céu, entendemos que para criar uma “grande” instituição é preciso uma base sólida. Esta base sólida é conquistada através de trabalho e perseverança. É feita de acertos, erros, e constantes desafios. É principalmente composta por pessoas que compartilham um mesmo propósito de vida! Assim, todos nós em harmonia podemos sustentar um trabalho bem feito, para crescer, florescer e dar frutos.

 

Ser conceituado é ser respeitado.

Ser respeitado é poder gerar exemplos a serem seguidos.

Para tornar-se exemplo é necessário realizar o trabalho com maestria.

Realizar além do que pode ser feito…

Inovar sempre!

VALORES

 

Desenvolver todas as atividades com princípios de

Ética, Respeito, Confiança e Qualidade.

 

 

 

Ética: A palavra “ética” vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao “bom costume”, “costume superior”, ou “portador de caráter”. Princípios universais, ações que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos.

 

Respeito: É um sentimento positivo e significa ação ou efeito de grande atenção, respeitar, apreço, consideração, profunda deferência.

 

Confiança: É dar licença; dar crédito a alguém, ou alguma coisa; é esperar que nossas expectativas sejam correspondidas, ausência do medo.

 

Qualidade: É um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc.

 

 

Muitos são os princípios que guiam a vida de uma pessoa, muitos são os princípios que sustentam uma organização.

Acreditamos que a Ética, Respeito, Confiança e Qualidade, são os princípios primordiais para qualquer relacionamento e atividade.

FILOSOFIA

Respeitar a tradição e crescer com

Humildade, Retidão e Flexibilidade.

 

A Filosofia que norteia nossos princípios e que compartilhamos com nossa Família é a base filosófica da Medicina Tradicional Chinesa: o Taoísmo.

O Taoísmo consiste na observação sistemática e profunda da natureza: nela nada é para sempre, tudo está em contínua mutação.

Alguns dos principais conceitos e ensinamentos taoístas é observado no “simples” bambu chinês:

 

A HUMILDADE

Nos bambuzais chineses um detalhe que chama atenção é que cada pé se desenvolve isoladamente e não em touceiras. O bambu chinês é humilde e precisa de pouco espaço

Para os taoístas o espaço do outro é sagrado porque considera o próprio espaço sagrado.

A RETIDÃO

O bambu chinês cresce reto.

O sábio quer crescer com retidão, sem desvios, sem interferir na vida alheia, sem fazer intervenções no processo natural da outra pessoa.

A FLEXIBILIDADE

O bambu diferente de outras plantas, não é rígido. Em uma tempestade, ele se curva e depois que ela passa, volta intacto à posição original. Esta flexibilidade é a capacidade de se adaptar às circunstâncias da vida e significa não ter posturas rígidas.

Para os sábios orientais, a rigidez é sinal de morte!

O VAZIO INTERIOR

Outra qualidade do Bambu é o VAZIO INTERIOR. Se o bambu tivesse o talo maciço, ele seria pesado, rígido e inflexível.

Para a maioria das pessoas, o vazio, a “falta”, é um aspecto negativo.

Para os taoístas é o oposto: o vazio é a origem de boas qualidades, é algo que se valoriza e permite a existência das coisas.

(Visited 101 times, 4 visits today)