Missão

Etosp > Missão

 

Missão

 
 

A nossa missão primordial é firmar a Acupuntura e as Terapias Orientais como técnicas reconhecidas e respeitadas, promovendo conhecimento e saúde ao alcance de todos.

Para isto, seguimos o propósito de formar profissionais qualificados e capacitados, através da constante atualização dos cursos, qualidade de ensino e ênfase no treinamento prático, que possam atuar em consonância com os paradigmas atuais que orientam a oferta dos serviços específicos da área da Saúde.

Através dos nossos atendimentos, priorizar a manutenção da Saúde, o tratamento das doenças, a reintegração do paciente ao seu meio, privilegiando-se a Reabilitação. Dar à Saúde, a ideia de condição de cidadania, que assegure mais e melhores anos à vida, apontando para certas especificidades, como compromissos com uma concepção ampliada que transcenda seus campos de prática.

Reconhecer a integralidade como princípio ou diretriz que contemple as dimensões biológicas do processo saúde/doença, mediante a recuperação, reabilitação e proteção do ser humano. Oferecer uma nova visão de qualidade em Saúde, incluindo a humanização do cuidado na relação cliente/paciente, tendo sempre em mente a Ética Profissional. Esses profissionais deverão colocar, prioritariamente, a ciência, a tecnologia e a ética a serviço da vida.

A Escola é, antes de tudo, o espaço para inovar e pesquisar; é nela que o educando encontra espaço e tempo para errar, tentar, experimentar, correr riscos, buscar tempo para criar, renovar e desenvolver uma formação para a cidadania e para uma intervenção consciente no mundo do trabalho.

ETOSP5-150x150

ACUPUNTURA: PATRIMÔNIO CULTURAL INTANGÍVEL DA HUMANIDADE

A United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) aprovou, no dia 19 de novembro de 2010, a inclusão da Acupuntura como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, nos termos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, instituída em 17 de outubro de 2003. Trata-se de uma medida da maior importância na salvaguarda de um dos mais destacados aspectos do campo da medicina chinesa, a Acupuntura.

Em texto publicado no site da Unesco, a organização lembra que a Acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, mas que não está restrita a este país, estando presente também no Sudeste da Ásia, Europa e América. Segundo o texto oficial, a Acupuntura acredita que o corpo humano é formado por um conjunto de canais e que, por meio do estímulo físico, é possível estimular as funções de auto-regulação do corpo e, desta forma, promover a cura.

Na página da Unesco, a inclusão da Acupuntura na Lista de Patrimônios Culturais Imaterial da Humanidade se deu pelo fato de ser ela uma competência passada de geração para geração. Além disso, segundo a organização, a inclusão pode fazer com que esta especialidade seja reconhecida em todo o mundo. Além disso, a inclusão trará um conjunto de medidas de proteção e promoção da Acupuntura.

(Visited 5 times, 1 visits today)